sexta-feira, 15 de outubro de 2010


O Texto de minha vida


“O seguinte texto contém alguns fatos de minha vida. E antes que me julguem, antes de qualquer coisa saibam que eu sempre fui otimista e sempre mantive a esperança comigo, apesar de tudo. Antes de ler o texto prometa a si mesmo sentir-se nele, refletir depois de ler sobre a sua vida. Não faça dele motivos de comparações. E o mais importante de tudo, após tudo isso procure a sua felicidade. Sorria! Pois é muito melhor do que chorar!”


Você já deve ter se perguntado:
“-Por que, esse garoto só escreve coisas tristes e de incertezas? Por que não se dedica a coisas boas?”
Hoje, bem aqui e agora irei lhe dizer o porquê
Escrevo sobre o que sinto, sobre o que vejo, sobre o que sou hoje
Não penso se vou para o céu ou para o inferno
Não penso se amanhã será um dia melhor, eu já desisti de pensar nisso
Eu vivo para crer
Não penso se “amanhã” vou fazer vinte e dois anos
Ultimamente só tenho pensado em uma coisa
Em alguém que me deu “luz” durante dez perfeitos meses
E nesse período
Eu nunca havia me sentido mais humano
Pela primeira vez em minha vida
Eu temia a morte
Temia não poder mais estar com ela
Ela não era o centro de tudo
Ela era de onde eu tirava forças
Quando ela se foi
Eu me senti perdido
Foi como acordar de um lindo sonho, atordoado
Hoje em dia, estou bem obrigado
Mas longe de ser ou estar feliz
Se a felicidade é uma utopia, eu não sei
Se eu sou infeliz?
Não, isso definitivamente não
Tive muitos momentos bons em apenas vinte e um anos
Apenas não consegui soltar alguns de meus fantasmas
Apenas estou insatisfeito, incompleto
Eu tive motivos para ser frio ou mesmo amargurado
Cresci sozinho
Meus pais se separaram quando eu tinha quatro anos
E minha mãe me deixou aos cuidados de seus pais, meus avós
Eles foram atenciosos, rigorosos e me ensinaram a ser forte
Deram-me suporte, me guiaram até o que sou hoje
Mas não eram meus pais
E apesar de ser grato e amá-los, não era do gênero deles transmitirem afeto
Eram frios nesse ponto
Cresci sem beijos de boa noite, sem frases como “eu te amo”
Não tive conselhos nas horas de decisões e decepções amorosas
Ao invés disso, tive a minha parede como melhor amigo
Reergui-me sozinho, aprendi quase tudo sozinho
E não foi fácil, ainda não é
Lembro que nunca ouvi nenhuma história engraçada sobre meus pais
Tudo o que ouvia era que meu pai era ruim
Nunca vi ou tive fotos de família
É como se eu tivesse aparecido e não nascido
Imaginem se seu pai nunca tivesse presente em nenhum aniversário seu
Não porque estava morto ou incapacitado
Mas porque não queria
Eu me sentia como o resultado de uma união errada, uma coisa descartável
E aos quinze
Imaginem ouvir a de sua própria mãe que não queria ter nascido
Somente para não ter lhe dado vida
Doeu, como doeu e como dói
E como se isso não fosse o suficiente para traumatizar
Hoje carrego uma nova cicatriz
Esta de um ano atrás
De alguém que me odiou a primeira vista
Nada que eu fazia era bom o bastante
Eu era falso, manipulador, dizia ela
E quando sua filha se voltou contra ela
Eu disse a ela para não fazer isso
Irônico não?!
Mesmo assim meses depois ela ainda pensava o mesmo
A meu ver, fez a cabeça da filha
E me disse frases das quais nunca irei esquecer
Humilhou-me sem direito de resposta
Isso tudo sem termos mais de vinte minutos de conversa em dez meses
Entre outras coisas que aconteceram comigo
E hoje eu tenho medo do futuro
Como serei um bom pai com tantas fraquezas?
Como amarei meu filho (a) se eu não consigo amar ninguém
Sem que esta pessoa se vá?
E se eu for um péssimo pai?
E se não acabar com a mulher certa, aquela que vai morrer ao meu lado?
São perguntas que me atormentam às vezes
Eu não tenho nenhuma resposta, nem previsão
Mas não importa
Eu não falei tudo isso para você ter pena de mim
Falei porque você, que tem menos ou mais problemas que eu
Pode superar tudo isso, tudo o que acontecer
Assim como eu fiz e continuo fazendo
Todos nós somos fortes, basta procurar dentro de nós mesmos
Por esta força
Transforme todos os seus traumas e todas as suas dores
Em aprendizado e cuidados para os seus próximos
Não sei se serei um bom pai
Mas eu não deixarei que meu filho (a) passe pelo mesmo que passei
E isso para mim
Já é o suficiente por enquanto
Siga em frente, apenas siga
Deixe para reclamar ao final de sua vida
Melhor, transforme suas reclamações em conselhos
Para as suas futuras gerações
Esse será um presente perfeito de despedida
A vida não precisa ser como pensou para ser perfeita
Aceitar é o primeiro passo para a utópica felicidade
Hoje estou sozinho
“Amanhã” a mulher que estiver ao meu lado
Pode não ser a mais feliz do mundo
Mas com certeza será a mais convencida de todas
Pois não haverá um dia sequer em que eu não a direi
Que és a mulher mais linda do mundo
Não transforme seus erros em motivos para desistir do que quer
Transforme-os em rascunhos para uma grande história
Sua grande história
Use minha história como bastão para o seu próximo salto
Lembre-se da minha história como um despertador
Para quando estiver “cego”
Se a felicidade é uma utopia, um mito
Seja uma lenda!
Busque-a!
E não se preocupe, “amanhã” escreverei somente sobre coisas boas!

2 comentários:

  1. Otimo texto reflexivo!

    Gostei mesmo..

    tenha um otimo final de semana!

    beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Não me preocupo, muito pelo contrário, eu compreendo. Há vezes em que só consigo escrever com um certo peso, mas isso passa, aí escrevo amenidades. Um dia é um dia, outro dia é outro dia. É isso. Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

Stray!

Stray!